18.10.09

 

Segundo dados divulgados pela Mercer, retirados do estudo Worldwide Benefit and Employment Guidelines, que tem como objectivo fornecer dados sobre práticas de trabalho e a sua regulamentação, Portugal é o sexto país do Mundo com mais dias de descanso.

 

Se somarmos os 22 dias de período mínimo de férias legais aos 13 feriados nacionais, os trabalhadores portugueses irão usufruir em 2009 de 35 dias de descanso. Para este cômputo não foram considerados os feriados ao Sábado e Domingo. Espanha está em quinto lugar neste ranking, com 36 dias. Lituânia e Brasil são os países com mais dias de descanso (41) previstos para 2009. Com menor número de dias livres estão o Canadá (19) e a China (21).

 

Segundo a mesma pesquisa, todos os funcionários têm direito a subsídio de férias, dependendo do total de dias que as empresas devem oferecer por lei aos seus colaboradores. Enquanto a Finlândia, Brasil e França têm direito a 30 dias de férias por ano, países como Lituânia, Rússia e Reino Unido têm direito a 28 dias. Com 26 dias está a Polónia seguida da Grécia, Áustria, Rússia e Reino Unido com 25. Portugal tem 22 dias de férias previstos por Lei, o mesmo período mínimo que Espanha.

Em alguns países, como por exemplo os Estados Unidos, o número de férias depende de factores variáveis, como a antiguidade do colaborador na empresa. Globalmente, os funcionários europeus são os que recebem os maiores subsídios de férias. Quando comparados os dias de férias previstos por lei a nível global, existe grande discrepância. Na Austrália, Nova Zelândia e Japão os colaboradores gozam de 20 dias, mais do que em Taiwan (15), Hong Kong e Singapura (14), Índia (12) e China (10).

O número de dias de descanso dos colaboradores não se restringe às férias previstas por Lei, acrescendo a estes dias os feriados existentes em cada país. O Japão e a Índia lideram a lista mundial, com 16 feriados nacionais por ano, seguidos de Chipre, Eslováquia e Coreia do Sul com 15 feriados. Malta e Espanha têm 14, enquanto Portugal, Áustria, Lituânia, Eslovénia e Taiwan possuem 13 feriados nacionais. O Reino Unido, Austrália e Holanda são os países com menor número de feriados, com apenas oito.

Assumindo que os cidadãos usufruem de todos os dias de férias e feriados nacionais a que têm direito, os trabalhadores do Brasil e da Lituânia gozam de 41 dias por ano, enquanto que na Finlândia, França e Rússia têm 40 dias de descanso. Os cidadãos do Canadá são quem tem menos dias de descanso, com apenas 19.

Em termos gerais, no que respeita ao panorama europeu, ao juntarmos as férias e os feriados nacionais, os cidadãos da Lituânia são quem tem direito à maior quantidade de férias pagas na Europa, com 41 dias por ano. A França, a Finlândia e a Rússia ocupam o segundo lugar com 40 dias, seguindo a Áustria e Malta (38), Grécia (37) e por fim Suécia, Espanha e Reino Unido (36). Os trabalhadores em Itália têm direito a 31 dias de férias remuneradas, enquanto na Alemanha, Roménia e Bélgica têm apenas 30 dias. Os trabalhadores da Irlanda e da Holanda têm a menor quantidade de dias remunerados (29 e 28 dias, respectivamente).

 

Fonte: Notícias MSN

link do postescrito por anid, às 22:28  opina à-vontade

pesquisa
 
mais sobre mim
Outubro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

15
16
17

21
23
24

28


Leitura em curso
Neste momento não leio nada, apenas escrevo...
comentários recentes
PROGRAMA DE AFILIADOS!Você está a procura de um re...
aqui no Brasil a gente fala muito mal o nosso idio...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
Bom post!Eu Acho exactamente o mesmo, mas também a...
por acaso tambem andei muito a procura desta music...
Posts mais comentados
blogs SAPO